Eco Dia 7 ano EcoFCaldeira Vitalidade

 Eco Dia  EcoFCaldeira Águeda 3 Jun  #EcoDiaAgueda 

//www.youtube.com/get_player

//www.youtube.com/get_player

https://photos.gstatic.com/media/slideshow.swf

Eco Dia EcoFCaldeira AEÁgueda, JI, 1.º , 2,º e 3.º Ciclos mostra, pelo 7.º ano consecutivo,  a vitalidade ECO-ESCOLAS! (…)

EcoFCaldeira mostra a vitalidade do Eco-Escolas
Pela 7.ª vez consecutiva, a Comunidade Escolar da Escola Básica Fernando Caldeira, em parceria com a Câmara Municipal de Águeda, levou a efeito o dia Eco-Escolas/ Feirinha Verde (esta, na sua 4ª edição-portas abertas). Este dia tem como objectivo divulgar a toda a Comunidade Educativa a dinâmica do seu projeto.
Na sede do Agrupamento de Escolas de Águeda, a Eco-Equipa tem vindo a implementar, desde 2009, o programa Eco-Escolas sob o mote “Sou um Eco-Cidadão”, com inúmeras atividades de todo o agrupamento divulgadas no respetivo blogue.
O grupo de percussão” Os Bombásticos” abrilhantou-o de forma magistral, deixando também a sua Marca… O programa deste Eco-Dia evidenciou, uma vez mais, o empenho e a adesão, por parte dos alunos, no conjunto das suas  iniciativas, como as mesas de  horto frutícolas- Feirinha Verde, sob a supervisão dos motivados Diretores de turma e dos professores Titulares, comprovando, assim,  a  interelação pedagógica  entre  Ambiente e  Saúde. Os alunos com grande autonomia e Cidadania trouxeram, das suas hortas e pomares familiares, os vários produtos regionais , com todo o empenho  assim como das respetivas Famílias.
Foram colocadas tabuletas com identificação das árvores, da estufa geodésica e da horta pedagógica, trabalhada pelos alunos do Eco-Clube. O Clube da Estufa promoveu várias surpresas no âmbito da alimentação: “Sabores da Estufa”.
Os alunos realizaram candeeiros com reutilização de materiais, exposição patente na Biblioteca Escolar (tema ENERGIA). Uma mostra de cartazes, sobre as Energias renováveis, emoldurou a mesma.
Igualmente, nos temas obrigatórios do programa (ÁGUA, RESÍDUOS e ENERGIA), destacou-se o desafio muito correspondido “ Pinta a tua Bandeira”, a inovadora mostra de Espantalhos em atitude  5R dos Jardins de Infância do agrupamento assim como  as esculturas 3D dispostas  como que cartão-de-visita, junto ao patrono da nossa escola, poeta Fernando Caldeira. Pelas 12 horas os alunos finalistas do 3º ciclo animaram os espaços com música ao vivo e coreografias.
A Câmara Municipal de Águeda trouxe as bicicletas eléctricas; a empresa Vitor Guimarães e Filhos (automóveis Peugeot) exibiu soluções de mobilidade sustentável [eléctrica e híbrida]; a Escola Segura da GNR formou os eco cidadãos sobre a prevenção rodoviária e vida escolar responsável ; o modelo multi ponto e de autonomia reforçou, uma vez mais, a cidadania ativa do projeto EcoFCaldeira, nascido de, para e com os alunos!
O Conselho Eco-Escolas, reúne trimestralmente, e conta com a participação dos alunos Eco-Vigilantes e do Eco-Clube dos três níveis de ensino, da direção do Agrupamento de Escolas de Águeda, da Câmara Municipal de Águeda, da Junta de Freguesia, da Biblioteca Escolar, da Associação de Pais e de Encarregados de Educação, dos não docentes e do Águeda LivingLabs 
Foi igualmente exposto o Poster Eco-Código 2016 criado pela turma T6FC do 1º ciclo. Somos todas(os) da Eco-Escolas! ECO-ESCOLAS!
Acompanha na imprensa local ” Soberania do Povo” 
Genuíno Trabalho de equipa! EcoMotion &EmoTion  <  https://www.youtube.com/watch?v=90uvThNTrag  >
QUANTO > é a CONCORRÊNCIA TANTO MELHOR [AC] 
 – 7 jun: 10H00 Auditório, entrega dos prémios feirinha verde ( CMÁgueda, Sociedade eco pilhas-  o pilhão vai à escolaVitor Guimarães e filhos- Peugeot, (…)

O Júri constituído para o efeito, convidou de entre os parceiros e entidades presentes [sem terem qualquer  responsabilidade direta do evento] vários elementos e  presidido pela Docente e Educadora Irene Meireles da Direção AEA, procedeu a uma apreciação qualitativa   pontuando os desempenhos nas seguintes categorias: 1-Variedade horto frutícola ; 2- Organização; 3- Envolvimento/Dinâmica de grupo; 4- Criatividade. Analisadas as pontuações obtidas, o Júri deliberou atribuir distinções de participação relevante por  Categorias [qualidade horto frutícola;Organização; Dinâmica; Criatividade] ( as conclusões e pontuações absolutas serão comunicadas no final do dia do Ambiente, 5…)  «O júri reuniu, deliberou e concluiu atribuir certificados de participação relevante, assim como lembranças, eis  o quadro das pontuações absolutas; sem apelo a recurso»
– Prémio eco atitude: 1.º CEB ( 12 turmas sede participação coletiva)
– Prémio variedade hortofrutícola: 6.ºF (DT Liliana Martins)
– Prémio organização e criatividade : 6.ºC (DT Helena Pinto)
-Prémio Trabalho de grupo: 7.ºA (DT Madalena Cláudio)
-Prémio Regularidade: 6.ºB (DT Ana Gomes)
– Prémio coerência: Estufa ( Clube da estufa Rute Rebelo)

Obrigado a todas(os) as(os) magníficas(os) participantes que fizeram da 4.ª feirinha verde escolar AEÁgueda a genuína referência na região!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s