Conselho ecoFCaldeira 2P

 


Eco Conselho AEÁgueda de 9 de março

 Realizou-se na biblioteca escolar o 21º conselho Eco-Escola ecoFCaldeira do AEA.
Estiveram presentes para além da equipa dinamizadora, os seguintes ecoconselheiros: da direção do AEÁgueda (Carmo Cupido), da CMA ( Marina Ascensão e Susana Oliveira), da BE       (Clara Nogueira), da EB1 de Assequins (Anabela Conceição), da EB1/JI de Borralha (Cristina Matos), os  alunos do 1º ciclo, da turma T1, Beatriz Fernandes; Joana Figueiredo; Luciano Ascensão Pires; da turma T6, Beatriz Silva; Gabriel Duarte; Margarida Silva; Madalena Picado; os alunos do 2º ciclo, eco vigilantes do 5ºI, Ana Isabel Pereira; Beatriz Figueiredo; Inês Oliveira; Jéssica Cancela; assim como os eco vigilantes, do 6ºB, Joana Rodrigues e Mariana Henriques.
            A reunião fez uma retrospectiva visual das atividades desenvolvidas desde o último conselho, em 21 de outubro ( Semana dos Resíduos, Rota dos 20 anos, Ecos da atitude dos 5´R com reutilização de materiais , resíduos e solidariedade, hortas Bio e palestras realizadas).
            Os eco vigilantes do 5ºI ( professora Margarida Guerra) partilharam  as suas conclusões sobre as vigilâncias realizadas, com a visualização de uma apresentação em  PPT, evidenciando as ações e a monitorização com a respectiva  ficha de observação.
       Os eco vigilantes da turma T6 ( professora Cândida Almeida) apresentaram um texto poético para o eco código aplicando competências de forma criativa como ponto de partida para aperfeiçoar o mesmo e participar no  Poster eco-código.
        Regista-se igualmente a ação de limpeza do recinto escolar que a turma T1 realizou  já no segundo trimestre (prof. Maria João Pinho) assim como a reflexão produzida ( blogue Sou um eco cidadão) acerca da quantidade de plástico recolhido.
              Foram analisados a ficha de desempenho ambiental ( pontuação dos resultados do inquérito) e o  plano de ação, reforçando a articulação entre  os temas ( Água, Energia, Floresta, Alimentação…)
      Os eco vigilantes contribuíram com várias ideias para a consecução do mesmo plano de ação, nomeadamente, para o Dia da Terra “Global Days Actions”- agendado para  próximo 22 Abril, assim como para o D. M .da Energia e para o  Eco Dia integrado na semana do Ambiente.
            A dinâmica em curso do projeto “ Litter Less” foi apresentada com a visualização de um filme elaborado pela prof. Fátima Silva, ilustrando a atitude 5R na reutilização de rolhas de cortiça. Este mote tem merecido especial atenção com a mostra dos primeiros trabalhos realizados,  quer pelo Ecoclube, quer pelas turmas do 1º ciclo participantes, os quais poderão ser apreciados na exposição agendada para os dias 16 a 18  de março na BE.
            Foram também apresentados os desafios ligados à dinâmica da Horta Bio e da estufa, entre os quais ,o prémio do concurso da Fundação Ilídio Pinho “Regar a horta com sol” e as diligências tomadas relativamente  à redinamização da estufa… articulando os temas, sob a coordenação da prof. Rute Rebelo.
             Também foi articulada com a C.M.Águeda e a EB de Assequins a valência “Repórteres da Energia” do terceiro ciclo (7.º B) , sob orientação da professora Rosário Silva visando a exploração do tema Micro produção com painéis fotovoltaicos que  esta Escola, do A.E.Águeda ostenta, no âmbito do projeto “ENERESCOLAS” e Escolas Sustentáveis da C.M.Águeda.                                                                                                                                                                           Ecoequipa
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s