Rota 20 Eco escolas EB Fernando Caldeira Águeda

Hoje, é um grande dia para a eco escola sede do AEÁgueda, EB Fernando Caldeira, pois temos  a honra de receber a Rota 20, no vigésimo aniversário do Eco-Escolas em Portugal [2016]…
O Conselho EcoFCaldeira recebeu calorosamente a comitiva da  Escola Secundária Adolfo Portela que nos trouxe os testemunhos da rota ( Pergaminho dos compromissos, livro das escolas e bandeira rota 20).
 A Eco vigilante  e Eco Conselheira Daniela São Bento, da turma quinto F, não deixou os créditos por mãos alheias e fez o registo do compromisso assumido no conselho eco escolas do passado  21 de outubro…(…)

https://photos.gstatic.com/media/slideshow.swfhttps://photos.gstatic.com/media/slideshow.swf

galeria de fotos oficiais: 

https://www.facebook.com/AgrupamentodeEscolasdeAgueda/posts/1060810310597816

(fotógrafo Bernardo Oliveira ,5.º I, Clube de Fotografia)

(Rota 20 livro das eco-escolas turma6 1.ºCEB sede EB Fernando Caldeira)

No âmbito da comemoração “Rota dos 20 ”, vinte anos eco-escolas, que visita o concelho de Águeda de 21 de outubro a 5 de novembro, a Escola Básica Fernando Caldeira recebeu a passagem dos testemunhos da eco escola vizinha Escola Secundária Adolfo Portela. Fazem parte destes testemunhos o pergaminho dos compromissos, o livro das escolas com os registos “o que é para mim a eco-escola” e a bandeira rota dos 20(distrito de Aveiro).Há seis anos que o Eco-Escolas faz parte do imaginário e do quotidiano das crianças da EB Fernando Caldeira. Diariamente, os jovens cidadãos desta casa trabalham, entre outros, os temas: água, alimentação saudável, resíduos, eficiência energética e mobilidade sustentável. Neste âmbito, a escola sede do A.E.Águeda, EB Fernando Caldeira orgulha-se da sua comunidade escolar que tem sido sensibilizada, ao longo dos anos, desde o jardim-de- infância até ao 9.º ano, sob o mote “Sou um Eco-Cidadão”.

A aluna Daniela São Bento, eco conselheira e eco vigilante da turma F do quinto ano, registou o eco compromisso da escola Fernando Caldeira no pergaminho.
Este pergaminho atesta os compromissos das Eco-Escolas “Rota 20” (ABAE-FEE/Portugal) e assume particular destaque pois evidencia o comprometimento da comunidade escolar em ordem às boas práticas que o galardão bandeira verde Eco-escolas premeia. A mobilidade suave assume-se como o elo de ligação desta “estafeta” pedonal entre as Eco Escolas. Por seu turno a EB Fernando Caldeira fará a passagem destes testemunhos à EB1/JI de Águeda no dia três de novembro com uma caminhada urbana acerca da valência das acessibilidades.
A articulação do Conselho eco-escolas EcoFCaldeira permitiu evidenciar o espírito Eco-Escolas, de crianças para crianças. Assim a celebração do outono/ Halloween remeteu-nos também,  para o mundo fantástico da Cinderela com um coche de atitude “3R” em exposição na BE, que reforçou o mote da mobilidade suave.
O projeto inclusivo ecoFCaldeira trabalha estreitamente com o projeto PES, os Clubes do Ambiente e da estufa, o Clube da fotografia, os eco vigilantes e com a biblioteca escolar contribuindo assim para a articulação transversal e vertical entre os ciclos e níveis de ensino na EB Fernando Caldeira. 
A EB Fernando Caldeira participará também no Global Actions Days (GAD) com o hastear protocolar das bandeiras verdes no dia 11 de novembro.                                       eco equipa EcoFCaldeira AEA
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s