ECO Boas práticas em Águeda

Escola Básica Fernando Caldeira em Águeda, sede do Agrupamento de Escolas de Águeda (AEA)
recebe o Diploma de Qualidade «Excelência ECO-ESCOLAS» pelo trabalho de Educação Ambiental  Desenvolvido pelo EcoFCaldeira.
nosso reconhecimento ao Conselho Eco-escolas, aos discentes, docentes, aos  incansáveis não docentes ,administrativos e toda a Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas de Águeda.

( Jornal escolar ” O Lampião” A.E.Águeda)

Eco práticas de excelência na EB Fernando Caldeira

Decorrente da auditoria ambiental do passado dia 6 de dezembro, a EB Fernando Caldeira recebeu o Diploma de Excelência, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE – secção portuguesa da Foundation for Environmental Education) das mãos da Coordenadora Nacional do Programa Eco-Escolas, Dra. Margarida Gomes, pela qualidade do trabalho desenvolvido na área de educação ambiental.
A entrega aconteceu durante o Seminário nacional  Eco-Escolas  que decorreu na nossa cidade, nos dias 25, 26 e 27 de janeiro e trouxe a Águeda especialistas de educação ambiental e mais de 400 participantes na área.

 O ecoFCaldeira evidenciou o empenho incansável da eco-equipa e da colaboração de toda a comunidade escolar.
Os mais de 400 professores representando as escolas de norte a sul do país e ilhas, puderam participar nos vários  painéis de   Sustentabilidade, Economia Verde, Biodiversidade e Mar entre os vários  eco temas explorados.

Decorreram conferências, workshops, debates, fóruns, exposições, visando a capacitação e a troca de experiências acerca das melhores práticas em educação ambiental para a sustentabilidade.
No 2º dia de seminário os trabalhos culminaram com a divulgação das boas práticas das escolas. No caso da EB Fernando Caldeira registou-se a apresentação do  filme “Best of EcoFCaldeira”  sobre as atividades realizadas ao longo de três anos de Eco-Escola, pelo professor coordenador do projeto, António Coimbra.

 Para finalizar, a vasta audiência pode apreciar a atuação dos alunos do eco-clube, com a coreografia“Ciclo sem Fim”, orientados pela professora Fátima Silva, também  da eco equipa e, finalmente, do grupo de alunos do 1º ciclo da professora Cândida Almeida, que interpretou o hino do Eco-Escolas da Escola Básica Fernando Caldeira, ensaiados pelo professor Rui Brito.
O momento foi de grande emoção, demonstrando bem o envolvimento de todos os intervenientes no projeto  eco-escolas (eco-equipa, alunos, professores e comunidade escolar do Agrupamento de escolas de Águeda) assim como  o empenho em levar a mensagem sobre o Ambiente a toda a comunidade local.

A sessão finalizou com a chamada ao palco de todos os membros da eco-equipa, que foram justa e entusiasticamente aplaudidos.
O Encontro reforçou a aposta em   semear …fechar….poupar…separar… na atitude mãos à obra que frutificaram na atribuição deste certificado.

Nesta data  a Eco sementinha fortaleceu e temos na escola vários turnos de eco clubes, os  eco vigilantes, os eco “dá-me asas” da educação especial, a unidade de multideficiência  com o seu projeto de estufa, o desafio  horta pedagógica da escola nova, o trabalho ambiental do 1.º ciclo da escola sede…os “JRA” do 3.º ciclo, todos unidos pela lema “ Sabe distinguir um melro da cotovia? Está na hora de seres também eco-cidadão !”                                                                        ecoFCaldeira

Os Eco Vigilantes da Fernando Caldeira… atentos!
5 Rs com bri[lh]o!

 Ecos Bio Eco corso infantil “biodiversidade”
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s