Eco Carnaval AEA em articulação com a C.M. Águeda

                                                                    



Eco carnaval da EB 2,3 Fernando Caldeira

O Agrupamento de escolas de Águeda leva a efeito no próximo dia 17 de Fevereiro, o corso de carnaval infantil que percorrerá as artérias da cidade de Águeda.
Este ano o desfile terá como tema geral “Eco carnaval”, cabendo aos pares pedagógicos de EVT a supervisão da realização dos fatos e adereços dos alunos.
A EB 2,3 Fernando Caldeira integra no seu projeto educativo, a educação para a sustentabilidade. Os itens “ Água”, “ Energia”, “Resíduos” e “ Biodiversidade”, foram a inspiração para cada turma. Assim, desfilarão mais de 200 alunos, do 1º, 2º e 3.º ciclos, exibindo trabalhos coloridos, desde “SOS planeta”, “preservar a água”, “floresta de cores”, “animais em vias de extinção”, “ano internacional do morcego”,eco pontos até aos painéis solares, num total de vinte turmas. Foram utilizados diversos materiais reaproveitados e diferentes técnicas de expressão plástica (tapeçaria, colagem, carimbagens, técnicas mistas…)
No projeto Eco escolas, procura-se integrar o desfile do carnaval nas atividades práticas do espírito dos 5 R´s(Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Responsabilizar e Respeitar). Esta iniciativa é uma mais valia para os alunos mostrarem as suas aprendizagens ambientais de forma lúdica. Com a animação, a folia e o movimento desta quadra, alerta-se a comunidade para problemas sérios do nosso dia a dia local.
A escola passa para a comunidade local a sensibilização ambiental que todos os professores fazem na sua atividade letiva.
Os pares pedagógicos de EVT procuram exteriorizar nos aspectos plásticos e visuais, os saberes científicos de outras disciplinas, valorizando a expressão e criatividade dos alunos da EB 2,3 Fernando Caldeira.
A realização dos trajes procura ainda fortalecer a relação entre as famílias e a escola para envolvimento de todos na formação integral das crianças.
Os resultados e mensagens visuais , jogos de cor, ritmo e movimento, procuram ainda valorizar as expressões corporal e musical, evidenciando a unidade do currículo desenvolvido na nossa escola.
Regista-se a grande adesão e participação dos alunos e dos diretores de turma,  alegrando a comunidade com o dinamismo das nossas crianças. Os diretores de turma fazem questão de acompanhar as suas turmas, reforçando a importância dos seus projetos curriculares transversais, na formação de futuros eco cidadãos.
                                                                                                     A equipa educativa ecofcaldeira


http://lampiaojornal.wordpress.com/eco-escolas/ )

O espírito  Eco escola está bem vivo nos temas de todas as turmas que ensaiam as suas coreografias…

… não perca o eco mega desfile nas artérias de Águeda, na sexta feira 17 de fevereiro!


*****

«Os alunos  do eco clube, no qual participam os alunos: Paulo; Ivan e Miguel, do 2º e 3º ciclos, trabalharam para o carnaval, com materiais da natureza para a elaboração de colares e mobiles.
As pinhas foram o material escolhido que depois de descascadas, foram furadas e atadas com fio de ráfia.» 
F.S.


                                                            

Agradecimentos: Logística e Segurança CMA.

EVT é acção em interação
ecofcaldeira do AEA!!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s